16/01/2018 às 18:06

Smash the Cake e Smash the Fruit: Meu bebê não gostou!

1248
4min de leitura

Eu já fiz vários ensaios assim e é bem comum chegarmos lá na hora e o bebê não se interessar, ficar agoniado com aquela sensação e não querer nem saber do Smash. E aí os pais ficam frustrados porque sonharam com aquele bebê afundando a cara no bolo ou se deliciando com aquela fruta suculenta. É frustrante, eu sei! Mas vou te dizer que tem coisinhas importantes sobre o desenvolvimento infantil que temos que levar em conta nessa hora!

Não é todo mundo que sabe mas atuei como psicóloga infantil e já trabalhei alguns anos com estimulação de bebês e crianças em oficinas de arte, então eu amo uma bagunça! Amo acompanhar os pequenos conhecendo novas texturas, se melecando, se esbaldando e se divertindo conhecendo o mundo. Mas o que temos que ter em mente é que isso é um processo e varia MUITO de bebê pra bebê.

É natural do ser humano sentir medo e insegurança diante do novo. Tenho certeza que já aconteceu com você diversas vezes na vida adulta, em situações mais complexas mas aconteceu! E acontece com o bebê em situações mais simples, mas lembre-se de que ele está chegando no mundo agora e tudo é novidade. Então sim, é normal o bebê ficar agoniado com algumas texturas grudentas, melequentas e até mesmo com coisas secas como areia, grama, terra. Leva um tempinho até eles se acostumarem e gostarem de brincar com essas texturas. Como eu disse, é um processo! E ele vai depender da personalidade e necessidades do bebê, se ele é encorajado, depende da frequência em que é estimulado, da personalidade e cultura familiar, etc.

Alguns são mais curiosos e destemidos, outros precisam ser encorajados e tem bebês que simplesmente não gostam de ficar com as mãozinhas melecadas. E tudo bem!

Além disso, analise a rotina e personalidade da família. Você permite que seu bebê tenha momentos em que se lambuse e curte essa farra com ele ou logo limpa as mãozinhas dele ao menor sinal de meleca? Se você se enquadrar na segunda opção saiba que as chances do seu bebê não gostar desse tipo de ensaio são enormes! Mas isso não significa que você esteja errada, talvez não seja o tipo de ensaio ideal para a sua família, para o seu bebê!

Mas se você sonha em fazer um ensaio Smash vou dar algumas dicas que podem ajudar muito no dia!

1 – Não deixe que o dia do ensaio seja a primeira oportunidade que seu bebê vai ter de brincar com texturas assim! Você pode deixar que o dia do ensaio ele tenha o primeiro contato com o doce ou com uma fruta específica, é importante ter um elemento surpresa e isso que vai garantir o registro daquelas caretinhas que a gente ama!

2 – Crie momentos específicos para isso! Você pode reservar um tempinho na sua semana para deixar o bebê explorar novas texturas como gelo (agora no verão é uma ótima oportunidade), farinha, areia, terra, grama, papel de presente, etc. Claro que com a sua supervisão para que ele não coloque na boca o que não pode. Mas deixe ele tocar, sentir o cheiro, observar a cor e ver se ele gosta ou não gosta daquilo!

3 – Aproveite as refeições para estimular seu bebê! Você não precisa fazer isso em toda a refeição, a menos que você queira, mas que tal deixar ele explorar os alimentos sozinho, com as próprias mãozinhas?! As refeições são um prato cheio (literalmente) de cores, texturas e sabores!

4 – Mostre para o bebê ou criança que aquilo é divertido, que não é errado, que não tem problema ficar “sujo” e que se sujou e ele não gostou a gente limpa! Simples assim, sem pressão, sem stress! Muitos bebês criam aversão a se melecar porque são frequentemente repreendidos ou sentem que você se irrita quando isso acontece.

5 – Crie condições seguras para ele explorar o mundo! Não me entendam mal! Não estou falando para ninguém deixar o bebê sujo ou descuidar da higiene! Essa questão é muito pessoal, tem gente que deixa o bebê sentar no chão e explorar a grama e tem gente que não gosta por diversos motivos. Mas você pode deixar ele explorar várias texturas durante as refeições por exemplo. Escolha opções de estímulos que vão de encontro com o que você acredita e que proporcionem momentos confortáveis e prazerosos para vocês dois!

Essas dicas são importantes não só para o dia do ensaio, mas para o desenvolvimento do seu bebê a longo prazo! Seguindo essas dicas você estará estimulando a coragem, a curiosidade, o interesse pelo conhecimento, noção de regras e limites (quando você estabelece momentos específicos para isso), espontaneidade, auto conhecimento e auto estima. Acreditem, pode parecer simples e bobo mas isso vai influenciar na vida adulta do seu filho!

E aí? Vamos marcar um ensaio? Me escreve!

Para os meus Smashs tenho uma parceria linda com a In Love Papelaria que desenvolve os cenários exclusivos de acordo com as preferências e personalidade do seu bebê!

Clique para ver o post:

Ele ama melancia! – Smash the Fruit do Caio

Luiza e as maçãs – Smash the Fruit

O que é ensaio “Smash The Fruit”

16 Jan 2018

Smash the Cake e Smash the Fruit: Meu bebê não gostou!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

smash the cake Smash the fruit

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp