Fazer terapia é caro?

Existem muitos mitos sobre fazer terapia e um deles é que é um serviço caro e, por isso, inacessível para grande parte da população. 


Isso não é verdade e te conto porque.

O valor de um processo terapêutico é algo relativo, você pode encarar como um investimento ou como uma despesa. Mas o quanto vai custar depende da necessidade, da demanda e da possibilidade de cada pessoa. 


Você não precisa fazer necessariamente sessões 2 vezes na semana num psicólogo que só atenda no particular. Existem muitas possibilidades com valores mais acessíveis e até serviços gratuitos, mas percebo que essas informações nem sempre chegam à quem precisa.

Caso você possa arcar com os custos de um terapeuta no particular, converse com ele sobre a frequência da sessão, dependendo do caso é possível fazer uma vez na semana e até mesmo a cada 15 dias.

Existem também algumas instituições e projetos que oferecem atendimento psicológico com valores sociais e até atendimento gratuito.

Todas as faculdades que tem o curso de Psicologia oferecem atendimento à comunidade gratuitamente. Os atendimentos são feitos por alunos do último ano da graduação e esse aluno faz encontros com um professor para receber orientações sobre como conduzir o caso. Cada faculdade tem seu protocolo para agendamento das sessões, por isso é necessário entrar em contato para receber mais informações.

Existem ONGs e também instituições que oferecem cursos de extensão ou especialização para psicólogos e que oferecem também atendimentos à comunidade.

Eu particularmente já fiz atendimentos voluntários em uma igreja aqui em Curitiba. Os atendimentos não tinham nenhum viés religioso, a igreja apenas tinha uma salinha que disponibilizava para os voluntários atenderem a comunidade.

O SUS também oferece atendimentos à comunidade, se informe como funciona na sua cidade pois cada município tem sua política de atendimentos.

Se você possui um plano de saúde, saiba que muitos deles cobrem sessões de terapia e muitos deles trabalham com reembolso, ou seja, você faz o pagamento para o psicólogo que emite um recibo para que o plano te devolva parte ou o valor total da consulta. Você deve verificar junto ao seu plano qual é a cobertura e o protocolo de atendimentos.

É mais simples sim fazer sessões com um psicólogo no particular, você simplesmente agenda e comparece à sessão na data e horário marcados. Um atendimento com baixo custo pode ser um pouco mais burocrático e às vezes mais demorado dependendo da instituição, mas é completamente possível.

Uma dica importante!

Não desista! 

Se não deu certo em um lugar, procure uma outra instituição, outro psicólogo. Mas não deixe de procurar ajuda.
É comum não se identificar logo de cara com o primeiro psicólogo, ou com a linha de tratamento que ele segue e muita gente acaba desistindo da terapia por causa disso. Você precisa se identificar e confiar no psicólogo e se tiver necessidade de trocar de profissional, tá tudo bem! É assim mesmo! 

Outra questão que sempre escuto é sobre a qualidade desses serviços. Não é sempre que acontece, mas nesses atendimentos com valores diferenciados pode ter uma fila de espera, o tempo de cada sessão pode ser mais curto e pode existir um número limitado de sessões por pessoa. Tenho que concordar que essas condições podem não ser o cenário ideal, mas é muito melhor do que não procurar ajuda e ter seu quadro agravado.

Além disso, terapia não é indicada somente para pessoas com transtornos psicológicos como depressão, TOC, anorexia, etc. Na verdade, qualquer pessoa, com ou sem traumas, com ou sem transtornos diagnosticados, vai sair ganhando com a terapia, mesmo que seja "apenas" para uma questão de auto conhecimento.

Nesse sentido, fazer terapia, além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, tem caráter preventivo!

Precisamos cuidar do nosso emocional agora, mais do que nunca!

O que precisarem e eu puder ajudar, estou aqui!

Camila D'Orazio - Psicóloga e Terapeuta