21/01/2021 às 23:14 Psicoterapia

Música como caminho do sentir

406
3min de leitura

"Melancolia.

Nunca achei um sentimento ruim de se sentir. 

Depois do amor, acho que é um dos sentimentos mais profundos que experimento.

Talvez seja um abraço quentinho na tristeza.

Um reconhecer e respeitar sua existência.

Talvez seja um lugar seguro pra experimentar mais um pedacinho, enquanto se busca a totalidade da experiência humana.

E quem dá esse abraço na tristeza sabe quanta vida brota de lá.

Música clássica me transporta direto pro meu lugar seguro de experimentar a melancolia. 

Me ajuda a sentir, até esgotar. 

Sentir o coração rasgar.

Sentir o pesar por tantas mortes, simbólicas ou não.

Sentir o conforto num colo de delicadeza. 

Sentir dor e beleza coexistindo.

Sentir em um espaço onde tá tudo bem elas coexistirem e serem experimentadas ao mesmo tempo.

Um espaço que, quando bem utilizado, previne dores e danos maiores. 

Desde muito nova conheço esse espaço e tenho necessidade dele. Nunca tive noção do porque, mas sempre foi familiar e necessário estar ali de vez em quando.

O coração sentia, eu colocava as músicas pra tocar e eu ia. 

Tempo.

Paciência.

Deixar vir.

Acolher.

Confiança.

Entendimento.

A necessidade existia porque ali era um dos meus espaços de encontrar O infinito".

Eu simplesmente não sei existir sem música. É um "ambiente" seguro para experimentar tantos sentimentos! Por isso a partir de agora teremos playlists para moods! São baseadas no meu sentir mas acho que pode fazer sentido para alguém aí também! 

Como eu disse ali em cima, poder experimentar a melancolia é também integrar mais um pedacinho do todo que somos. Então a primeira playlist é instrumental, mais introspectiva e com músicas que me fazem experimentar esse sentimento de maneira saudável. Ela começa mais animadinha e vai ficando mais intensa. Use com consciência e vá até aonde você se sente ok com esse sentimento. 

Com isso não estou querendo dizer que a gente precise ouvir/sentir isso todos os dias, o tempo todo e nem normalizar estados depressivos. Só estou dando sugestões de como dar vasão e experimentar sentimentos inerentes à existência humana.

Vocês sabiam que muitas produções artísticas belíssimas e icônicas foram feitas por artistas que experimentavam a melancolia (muitas vezes tinham até depressão ou outros sofrimentos psíquicos)?! No Renascimento a melancolia começou a ser associada à criação artística e Freud também a associou com a arte em seu texto "Sobre a transitoriedade".

Com isso não quero normalizar transtornos psíquicos. Somente quero mostrar que a melancolia pode sim ser um terreno fértil se experimentada, se existir espaço para isso, se você domar e não domesticar esse sentimento.  Podemos sentir e experimentar a melancolia sem necessariamente deprimir e isso é completamente saudável. 

A Profa. Tania Vieira coloca que:

"A tristeza ou a depressão não são, portanto, quadros distintos de uma pretensa "normalidade" que se deva buscar restituir a todo custo. Elas podem ser o sinal de que um importante trabalho subjetivo está em marcha, operando a perda do objeto e implicando uma remodelagem do eu, à maneira do trabalho de luto" (Aqui, luto num sentido amplo, não só de perda de pessoas, mas um emprego, uma relação, etc.) A arte não nos poupa as impressões mais dolorosas, e no entanto pode ser vivida como um deleite superior, como nota Freud falando especialmente da tragédia, em "Além do princípio de prazer". Entre dor e deleite, de fato - entre luto e melancolia, se quisermos - se trama em nossa vida alguma "verdade" e alguma beleza."

Bora sentir!

Para acessar a playlist é só clicar AQUI.

21 Jan 2021

Música como caminho do sentir

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

emoções música psicoterapia sentimentos Terapia

Quem viu também curtiu

27 de Abr de 2020

Saúde emocional em meio à pandemia de Covid-19

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp