Relato pessoal sobre o meu processo terapêutico e um presente para você!

Desde a época da faculdade eu faço terapia e sempre senti e acreditei nos benefícios.

Mas quando eu encontrei os terapeutas certos e integrei ao meu processo algumas terapias "alternativas" senti que tudo se intensificou e percebi grandes transformações acontecendo em um espaço de tempo menor.

Sempre fiz terapia, mas em 2017 comecei a me abrir e conhecer um pouco mais sobre terapias energéticas e integrativas, estudar e praticar meditação e me aprofundar na minha espiritualidade.

Comecei a perceber que eu precisava de algo mais profundo no que dizia respeito ao meu processo terapêutico. Busquei então o caminho da psicologia profunda, que são aquelas linhas teóricas que trabalham com o inconsciente. E neste momento, a vida colocou no meu caminho uma psicóloga fantástica, um centro de meditação o qual frequento até hoje e além de alguns terapeutas muito bons!

Esse foi meu combo "perfeito": psicoterapia, terapias integrativas, meditação, exercícios físicos.


Senti que quando eu busquei e integrei todos esses saberes e práticas fui capaz de sentir a "mágica" acontecendo. Senti uma diferença enorme no meu processo interno.


Sinto que, além de ter encontrado uma psicóloga muito incrível, tudo o que eu busquei além da psicoterapia me deu suporte para enfrentar um processo terapêutico extremamente intenso em que eu acessei, em 3 meses, coisas que em anos de psicoterapia eu jamais tinha acessado. E eu continuo na terapia viu? O processo é longo e não tem atalho!

Não é simples gente, não vou mentir. O processo é assim mesmo, a gente toca em feridas pra limpar e é essencial estarmos bem amparados por profissionais éticos e responsáveis nesse momento de vulnerabilidade e dor.


Cada um desses profissionais, cada uma dessas técnicas e práticas, fizeram e fazem com que eu me conectasse comigo mesma de diferentes maneiras.

Somos seres com dimensões físicas, mentais, emocionais, energéticas e espirituais, precisamos cuidar de tudo isso. O que você precisa é descobrir qual é a melhor ferramenta para você.

Como eu descobri as minhas? Experimentando. Ia em uma consulta com um profissional aqui, outro ali, experimentava técnicas diferentes e processos diferentes até encontrar o que fizesse sentido pra mim. Experimentei vários centros e tipos de meditação, Reiki, Deeksha, Constelação Familiar, Theta Healing, aromaterapia, mandala lunar, Tarô, fiz aula experimental de yoga, de circo, de dança, de crossfit e até musculação que nunca me agradou muito. Fui encontrando o meu caminho, seguindo sempre na terapia com a minha psicóloga. Algumas coisas vieram para ficar, outras não não gostei, não me identifiquei. Mas também fui entendendo que certas técnicas ou exercícios faziam sentido naquele momento e que dali um tempo eu sentia necessidade de fazer outra coisa. 

Mas isso estava longe de ser "pular de galho em galho" baseado em ansiedade. Era eu ouvindo meu corpo e o meu coração. E só fui e sou capaz disso porque eu me conheci, cada uma dessas práticas me aproximou de mim e me possibilitou fazer escolhas mais conscientes. 


Nessa jornada pessoal e profissional eu entendi que a chave para viver uma vida mais harmônica é o autoconhecimento. Entendi que existem muitos caminhos para isso, que eles podem ser complementares e que aliados de uma maneira coerente e ética, trazem resultados muito significativos!


Quando esses caminhos convergem na auto observação, conexão e conhecimento para a cura, a consequência é uma vida mais plena e consciente!


O que mantém a gente distante de nós mesmos é pensar que a gente está distante.

Precisamos começar a trocar esse pensamento por algo que nos aproxima e não que nos distancia. Ou seja, algumas atividades e processos que tragam um pouco mais de calma para nossa experiência que muitas vezes é dura, difícil e intensa.


Respire! A respiração é uma ferramenta potente de aproximação com o nosso corpo, com o momento presente e com a nossa essência.Se conectar consigo mesmo(a) integralmente, se conhecer e integrar seus aspectos físicos, psíquicos, energéticos, espirituais e sociais, te torna consciente e vai construindo a sua nova realidade. Desse modo, a nossa intuição vai ficando cada vez mais forte e vai nos guiando para caminhos que a gente nunca imaginou.


Se você não sabe por onde começar mas se sente disposto(a) a praticar isso, yoga, pilates, natação, mindfulness, reiki são ótimas opções.


Você pode me dizer "Ahhh mas eu sou ansioso(a), não consigo meditar" ou "Sou agitado(a), não tenho paciência para fazer yoga". E eu diria que é justamente por isso que você precisa fazer.

Experimente algumas opções, busque o que faz mais sentido pra você e persista!

Não se cobre exageradamente, mas saiba que exige esforço.
Não se enrijeça, mas saiba que a consistência é a chave do processo.

Seja um buscador incansável de você mesmo. Se conhecer e integrar sua luz e sua sombra é o que vai transformar a sua vida. Dia a dia, passinho a passinho, entre erros e acertos num processo sem fim. E saber que não tem fim não é pra ser desanimador, é libertador! Porque não tem um "chegar lá", você já está "lá".

Nossa experiência terrena nada mais é do que uma jornada de cura e você já está vivendo ela, você só precisa se conectar com você mesmo e com o agora para se conectar com essa jornada e abraçá-la com amor. Sei que saber disso e acreditar simplesmente não transforma nada em verdade. O que cura é sentir no coração e vivenciar essa verdade, tornando ela real em nossas vidas. Mas lembra? Dia a dia, passinho a passinho, entre erros e acertos nesse processo até o fim. 

Sobre as terapias "alternativas"

Experimentei várias técnicas e algumas delas, apesar de bem famosinhas no mundo holístico, não vi resultados significativos para mim. Mas que eu mais gostei foram a Deeksha, o Reiki, Mindfulness, Yoga e vários tipos de meditação. 


Eu sempre tive uma preocupação enorme com a procedência da técnica e se tinham evidências científicas comprovando os benefícios, além de pesquisar muito bem sobre o profissional que estava buscando.


Descobri que em 2018 o Ministério da Saúde incluiu algumas terapias popularmente denominadas "alternativas" nos atendimentos oferecidos pelo SUS. Elas são vistas como investimento em prevenção à doenças por serem técnicas integrativas e complementares aos tratamentos médicos e psicológicos tradicionais.

Dentre elas estão: Reiki, Aromaterapia,Medicina Antroposófica, Acupuntura, Meditação, Yoga, Ayurveda e etc.

Meditação, Deeksha e um presente para você!

Conheci o Projeto X através de uma amiga muito querida e e naquele momento senti que tinha encontrado um centro de meditação para chamar de meu, hehe. 


Além de vivenciar meditações e trocas maravilhosas, ao final dos encontros de meditação eles "aplicam" a Deeksha. Assim como o Reiki, essa técnica também consiste em uma troca energética através da imposição de mãos, mas é feita somente na cabeça. 


Nunca experimentei nada nesse campo energético que fosse tão forte e que trouxesse tanta paz e relaxamento. Amei tanto que me tornei Deeksha Giver inclusive! 

Conversando com o Aldir, Fefa e Telma, fizemos uma parceria muito incrível e quem ganha é você!


Sim! Você acaba de ganhar 60% de desconto em um evento de meditação no Projeto X!

Camila D'Orazio - Psicóloga e Terapeuta